terça-feira, 18 de outubro de 2016

Analise os casos à luz dos princípios da Gestão Filme: Pro dia nascer feliz

Analise os casos à luz dos princípios da Gestão
Filme: Pro dia nascer feliz
Analisando o caso do Grupo 5 à Luz dos princípios da Gestão
Grupo 5:
A Diretora da E.E. Pimentel Mendes, D. Vera, aproveitou a reunião de HTPC dos professores para solicitar que os mesmos colaborem com a escola no sentido de orientar os pais em reunião a ser realizada, sobre os problemas com o vestuário das alunas, que são indecentes (muito decotados, saias curtas ou blusas que mostram o umbigo) e dos alunos (que insistem em vir para a escola de boné).
A Diretora disse ainda que a escola não implantou a obrigatoriedade do uso de uniforme porque em pesquisa efetuada, aproximadamente metade dos pais se propuseram a adquirir uniformes, o que resolveria o problema em questão, mas que a APM não tem recursos para a compra de uniformes para os demais alunos que não possuem condições para adquiri-los, visto a escola estar inserida num bairro muito carente e com uma população com muitos pais  desempregados e que as providências que a escola tem tomado em relação ao assunto é mandar as alunas indecentes para casa chamando os pais na escola para advertência e em relação aos alunos, que toma os bonés.

        O filme trás uma reflexão problemas estruturais da educação pública, que envolvem a gestão da instituição; o despreparo dos professores frente às práticas educacionais; a falta de assistência ao aluno; o pouco investimento Horizontes – Revista de Educação, Dourados, MS, n.1, v1, janeiro a junho de 2013 Universidade Federal da Grande Dourados 137 na educação; a falta de um currículo adequado ao contexto social dos jovens e a dificuldade de acesso a instituição de ensino.
      A realidade e a precariedade da educação pública, e de que forma ela se encaixa em meios a diversidade social, cultural e quais as consequências dessa desestruturação. A questão familiar, em ambos os colégios (públicos e privados), alunos queixavam-se da ausência dos pais, sejam por falta de um abraço  ou  até mesmo o fato de seus pais não morar juntos. 
       Existe um comodismo no processo educativo, onde deveriam ser feito esforços para eliminá-los, simplesmente ignoram os problemas, fazendo com que a cada dia esses problemas cresçam de forma alarmante.
Gestão democrática, se refere a participação efetiva de toda a comunidade escolar num projeto educacional, à desenvolver o exercício da cidadania no espaço escolar, verificando o nível de participação e sua concepção de gestão, a fim de estreitar as relações entre família-escola-comunidade a fim de encontrar soluções para os problemas da realidade do cotidiano escolar.

       A Constituição Federal de 1988, no art. 205, prevê que a educação é um direito de todos e que o Estado, a família e a sociedade têm o dever de oferecê-la. Cabe, portanto, ao Estado a responsabilidade pelo oferecimento da educação fundamental básica, que deve ser pública e gratuita. Ainda, não basta assegurar tão somente o acesso, mas também a permanência dos alunos na escola. A    Emenda Constitucional nº 14, de 13 de setembro de 1996, estabelece a “progressiva universalização do Ensino Médio gratuito” (CF 1988, art. 208, II), enquanto a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 1996, art. 4o, II) institui a “progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao Ensino Médio”. A LDB 9.394/1996, no seu artigo 2º, afirma que a educação é dever da família e do Estado e, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e a sua qualificação para o trabalho (BRASIL, 1996). A LDB prevê ainda em seu artigo 35 inciso III, “o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico”. Não podemos deixar de mencionar o artigo 36 inciso II da LDB, onde estabelece que o currículo do Ensino Médio “adotará metodologias de ensino e de avaliação que estimulem a iniciativa dos estudantes”. Dessa forma, as escolas devem elaborar seus currículos com conteúdos relacionados à realidade do educando, para que ele encontre no estudo uma perspectiva para seu futuro.